quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Revelando São Paulo

A oportunidade de ver e rever as manifestações populares do Estado de São Paulo levou milhares de pessoas ao parque da Água Branca, entre os dias 12 e 21 de Setembro.
O evento Revelando São Paulo contou mais uma vez com a presença de sanfoneiros, romarias, danças regionais, artesanato e comidas típicas. A festa foi prestigiada por muitas pessoas, mas em sua maioria idosos que foram relembrar suas origens no interior de São Paulo. A aposentada Marta Joaquina, 67, saiu da Zona Leste para apreciar as comidas típicas. “É fantástico! Tudo é bom, além de conhecer outras pessoas, nós conhecemos outras culturas também.” Outros que estavam com Dona Marta também ficaram encantados com o evento, dançavam e aplaudiam a festa.
Logo na parte da manhã, os tão esperados grupos de Folias de Reis começavam suas apresentações. Os homens fantasiados de reis faziam um cortejo pelo meio da multidão. Suas fantasias eram adornadas com pêlos e muito brilho, e suas roupas eram de cetim nas cores azul, verde e amarelo. Traziam nas mãos a bandeira, simbolizando um presente para quem os assistia, retratando os presentes que os magos levaram quando Jesus nasceu.
A costureira Dona Marli Carboni, 56, moradora do Bairro do Jabaquara, conta que a festa de Reis traz lembranças de seu avô, senhor Osvaldo, que saía às ruas de Ribeirão Preto tocando pandeiro e animando a cidade. “Era muito linda a festa na cidade onde nasci e fui criada. Meu avô nunca perdeu nenhuma festa, contava os dias para ela acontecer”. O brilho no olhar, o sorriso no rosto e algumas lágrimas eram as demonstrações de felicidade que muitos estampavam ao assistir a Folia. A dança trouxe religiosidade, encenações, cantorias, violas e declamações.
A tradição estava presente tanto naqueles que dançavam quanto aos que assistiam. No meio das apresentações, crianças de colo vestiam as roupas tradicionais das danças e, na platéia, pais passavam aos filhos tudo que tiveram a oportunidade de vivenciar na infância, mostrando que a tradição é preservada de geração para geração.

Nenhum comentário: