sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Revelando São Paulo : Música

Andar por São Paulo e não se deparar com a música é praticamente impossível, uma cidade que não para, acaba tendo trilha sonora de todos os estilos músicais, graças à mistura de povos que a cidade tem devido ser uma grande metrópole econômica.

Mas estado de São Paulo possui algumas das melhores casas de espetáculos do Brasil, temos como exemplo a Sala São Paulo, considerada por muitos como a de melhor acústica do mundo e o Teatro Municipal de São Paulo, é considerado um dos palcos de maior respeito no país, tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo como pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil.Ele já abrigou apresentações dramáticas e óperas de grandes nomes nacionais e internacionais.

Muitos dos principais compositores eruditos brasileiros internacionalmente reconhecidos são paulistas, tais como Carlos Gomes, aclamado como o mais prolífico compositor brasileiro de óperas, e Elias Álvares Lobo, compositor da ópera "A Noite de São João", a primeira ópera genuinamente brasileira.

No período moderno, a música erudita paulista foi marcada por compositores como Osvaldo Lacerda, Amaral Vieira e Camargo Guarnieri.

A música popular paulista tradicional, assim como no resto do Brasil, foi influenciada principalmente pelas tradições da Europa, da África e dos índios. Provavelmente o estilo de música popular de origem paulista mais característico é a moda de viola, tendo sido amplamente divulgada por Cornélio Pires, durante o século XX, e que atingiu seu apogeu com cantores e compositores como Sérgio Reis e Renato Teixeira.

O estilo musical influenciou fortemente a música de outros estados como Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Outros elementos da música paulista dignos de nota e altamente populares são o rock, representado por bandas como Titãs, Os Mutantes, Ira!, Ultraje a Rigor e CPM 22; o samba paulista (Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa), a música pop (Guilherme Arantes, Maria Rita) e o hip hop, popular especialmente nas periferias das grandes cidades paulistas, representado por bandas como Racionais MC's e Facção Central.

André Valerio

Nenhum comentário: