sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Josmar Jozino premiado com “Casados com o crime”

30º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog
de Anistia e Direitos Humanos



Josmar Jozino “Casados com o crime”

Menção honrosa categoria livro reportagem
Por Vanessa Lira Agencia Cidadão


Jornalista desde 1984, tem sua historia fundamentada na área de reportagem Policial, onde atua ate hoje há 15 anos.
Profundo conhecedor da dura realidade dos presídios brasileiros, já foi contemplado com a menção honrosa do prêmio Vladimir Herzog de direitos Humanos por uma seria de reportagens, e neste ano novamente , na categoria livro reportagem, pelo livro “ casados com o crime” da editora letras de Brasil.

Agencia Cidadão_ O que o levou a área criminalística?

Josmar Jozino_ sou jornalista a 25 anos, e há 15 anos venho cobrindo a área policial direto, onde estou ate hoje. Na área policial se revela toda a injustiça do país, mostrando a omissão ate mesmo do estado com o sistema penitenciário e a recuperação dos detentos.E também a posição da mídia que muitas das vezes é tendenciosa, favorecendo alguns, e desfavorecendo outros.
Tudo isso tenho analisado ao longo dos anos de carreira e o livro reportagem é uma extensão desse trabalho todo.

Agência Cidadão_ Qual foi a maior dificuldade para escrever o livro?

Josmar Jozino_ O contato com as presas foi o mais difícil, pois não é sempre que somos autorizados a entrar na prisão. Geralmente a nova gestão da secretaria do sistema penitenciário vem dificultando o trabalho da imprensa, não sei se pra esconder alguma coisa, mias fazem de tudo para dificultar. Por esse motivo foi preciso utilizar de vários meios para ter o contato, algumas das presas foi por celular, de cartas e outras ate mesmo por relatos de familiares e amigos.

Agencia Cidadão_ Analisando a sua carreira, onde presenciou muitas coisas na área do crime, do que tem medo?

Josmar Jozino_ tenho medo da policia,já recebi várias ameaças de morte, andei com escolta por seis meses, é horrível. Disseram que foi o crime organizado que me ameaçou , mas tenho certeza que não foi, o crime organizado não faz ameaça ele vai ate lá e mata.
Na realidade essas ameaças ocorreram para intimidar e paralisar o meu trabalho.

Agencia Cidadão_ Receber esta menção honrosa, diante da várias afrontas que já passou e permaneceu, o que significa ?

Josmar Jozino_ Tenho como meu dever cumprido,ganhar um premio na área de Direitos Humanos é gratificante. Não tem preço que pague.

Nenhum comentário: