sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Paulista: História em forma de avenida

Considerada um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos, a Avenida Paulista foi inaugurada dia 8 de dezembro de 1891, com o objetivo de abrigar paulistas que desejavam adquirir um espaço na sociedade. E foi o engenheiro Joaquim Eugênio de Lima quem teve essa grande iniciativa.

Essa foi uma época de grande expansão imobiliária, por conta de antigas fazendas, o que gerou um grande crescimento. Havia residências de maior porte, habitações popuilares,casebres e até mesmo cocheiras em toda região.

Depois de algum tempo da contrução da avenida foram feitas leis de desviavam o tráfego, que naquela época era feito por animais. O motivo? A grande quantidade de excremento deixado pela avenida, impossível de ser mantida limpa! Dessa forma o desvio se deu para, uma avenida próxima, hoje conhecida como Alameda Santos, e mesmo assim, com horários pré – determinados.

E por pouco, muito pouco ao invés de Paulista, nossa avenida iria se chamar avenida das Acácias ou até Prado de São Paulo. Porém, Eugênio de Lima fez uma homenagem aos paulistanos, então batizou: Avenida Paulista.

No fim do anos 1920, seu nome foi alterado para avenida Carlos de Campos, homenageando o ex-presidente do estado, porém como a voz de povo é a voz de Deus a avenida voltou com seu nome original, como é conhecida até hoje.



Nenhum comentário: