segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O bolinho de frango e outras histórias


Itapetininga, Bauru, Guarulhos, Mairiporã, Atibaia. Para que nós pudéssemos visitar esses municípios de São Paulo e conhecer sua cultura, demoraria na estrada pelo menos 10 horas. Pois é, fiz tudo isso e mais: 210 municípios em apenas meia hora de carro, como? Indo até o Parque da Água Branca na Barra Funda em São Paulo. É lá que está ocorrendo o evento cultural Revelando São Paulo, em sua 12a edição, com representantes de mais de 215 municípios do Estado de São Paulo.
Foi na barraca de Itapetininga que provei o “famoso” bolinho de frango, com a massa feita de farinha de milho e frito no óleo de soja, apesar de ser muito calórico, é muito saboroso e dá vontade de comer mais um. Quem comandava a barraca era Maria Edenir, que participa do Revelando São Paulo desde o início em 1997 e trabalha com sua família vendendo esses quitutes que são tradicionais da sua cidade natal. Ela explica que além de fonte de renda para sua família, o evento ainda lhe dá a oportunidade de conhecer outros munícipes e trocar experiências sobre negócios, uma espécie de intercâmbio.
O salgado é uma tradição dessa região. Por tudo que é lado, ele é encontrado. Cabe a cada um descobrir qual é o melhor. Enquanto a massa do bolinho de frango costuma ser feita com farinha de milho, seu recheio consiste de frango desfiado temperado com molho de tomate e cheiro verde. Seu formato lembra um bolinho de aipim. A bebida ideal para servir como acompanhamento é a tubaína, um refrigerante não industrializado cujo gosto é algo entre um mate-couro e um guaraná.
As ruas de São Paulo estavam mais alegres, nem a chuva e nem o trânsito estragaram a alegria e o colorido desta grande festa da cultura.

3 comentários:

Higor Assis disse...

Para todos participantes do Blog.

Coloquem espaços entre os paragrafos. O jornalismo praticado em sites é diferente do em jornal e revista.

Sem espaço entre os paragrafos a leitura fica cansativa e o seu leitor com certeza não irá ler o conteúdo até o final, por ficar desgastante.

Obs: Avisem a Cecília que existe mundo fora o MST e o Jornal Brasil de Fato, que outras frentes populares tem também o mesmo valor destes.

Parabés pela iniciativa!!!

Higor Assis
www.entre-atos.blogspot.com

Agência Cidadão disse...

Olá, repórteres da Agência Cidadão.
Vamos convidar o Higor, estudante de jornalismo do 8º semestre de Jornalismo, colaborador de vários sites jornalísticos, como Overmundo, para conversar conosco sobre jornalismo on line ou webjornalismo?
Leiam os textos de Higor, navegando pela internet. São muito bons. Ele tem muitas dicas para nos dar sobre esta nova arte do jornalismo digital.
Continuem trabalhando com esta energia linda.
Um abraço forte para você, Higor. Venha conversar conosco.
Cecília Luedemann

Brechó Cabaret disse...

Natamy!

Adorei seu texto! Está ótimo. O texto é delicado. Eu comi uns 4 bolinhos e tomei um porre daqueles de vinho. rssrs