sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Aplaudido em Cannes, "Ensaio sobre a cegueira" estréia no Brasil

Estréia no Brasil, o filme "Ensaio sobre a cegueira", dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles, versão do livro homônimo de José Saramago, escritor português, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, produzido pelo Brasil, Japão e Canadá.
Algumas cenas foram gravadas em São Paulo e outras em Montevidéu. O cineasta foi convidado a participar do 61º Festival de Cannes, edição 2008, com o filme na abertura e foi aplaudido por cinco minutos.
"Ensaio sobre a cegueira" versa sobre a estória de um homem, em uma cidade grande, que é atacado por uma cegueira estranha, ele enxerga tudo esbranquiçado. Ele vai, com a ajuda da esposa, ao oftalmologista (Mark Ruffalo) que constata que nada há de errado com a visão de seu paciente, apesar dos estranhos sintomas. Com o correr do tempo, porém, as pessoas da cidade vão ficando cegas. O governo acaba por isolar os infectados, que ficam em quarentena em um hospital. Caracterizada a epidemia, começa a faltar comida na cidade. Em estado de precariedade, as pessoas passam a expor seus instintos primários, na luta pela sobrevivência, o que revela a personalidade e o lado sombrio dos internos. A mulher do médico (Julianne Moore), a única que ainda enxerga, se dispõe a ajudar os doentes.
O elenco é composto por:
Mark Ruffalo (Médico), Julianne Moore (Esposa do médico)Yusuke Iseya (Primeiro homem cego)Yoshino Kimura (Esposa do primeiro homem cego) Alice Braga (Garota com óculos escuros)Don McKellar (Ladrão)Maury Chaykin (Contador)e outros.

Mais informações em:
http://www.adorocinema.com.br/filmes/ensaio-sobre-a-cegueira/ensaio-sobre-a-cegueira.asp

Nenhum comentário: