quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A despedida de Nossa Senhora

A décima primeira edição do Revelando São Paulo chegou ao fim neste domingo 21-09 , um domingo chuvoso e frio, o que não atrapalhou o êxito das apresentações no Festival da Cultura Paulista Tradicional, centenas de pessoas visitaram o parque e puderam acompanhar a programação de encerramento do evento. Os 180 municípios participantes foram contemplados com um estande cada, para que pudessem expor seu artesanato e culinária. Folguedos ou grupos de danças, como Catira, Cavalhada e Folia de Reis oriundos dos municípios apresentaram-se durante os nove dias em horários adequados á programação.
A despedida de Nossa Senhora Aparecida é um dos momentos mais marcantes, onde grande parte dos visitantes ficam próximos ao palco ou na arquibancada, vendo de perto a imagem da Padroeira. A tradição é passada de geração para geração, crianças ainda no colo já vestem as roupas típicas e participam das danças, mães ensinam todos os truques da culinária para suas filhas e artesões passam para as próximas gerações todo conhecimento que adquiriram com seus antepassados. Simplesmente nossa cultura sendo guardada de uma forma diferente nos corações daqueles que acreditam e escolhem a cultura popular como base.
Ana Clélia, 62 anos, moradora do bairro da Lapa, afirma não perder por nada o último dia do Festival, em especial este ano, porque poderá se despedir pessoalmente da Nossa Senhora. Dona Ana Clélia só não contava com uma surpresa desagradável, quando a Nossa Senhora encerrava a festa, ao contrário do que todos presentes esperavam, foi levada dentro de um carro impossibilitando a visão e proximidade dos fiéis.

Nenhum comentário: