Em setembro, você conhecerá alguns de seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Estes direitos estão assegurados por lei desde 1990.
Aqui você vai conhecer alguns deles.
Todas as informações foram extraídas da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde
(Ministério da Saúde- Distribuição Pública)SE PRECISAR, PROCURE A SECRETARIA DE SAÚDE
www.saude.gov.br
ou
Disque Saúde 0800 61 1997
Aqui você vai conhecer alguns deles.
Todas as informações foram extraídas da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde
(Ministério da Saúde- Distribuição Pública)SE PRECISAR, PROCURE A SECRETARIA DE SAÚDE
www.saude.gov.br
ou
Disque Saúde 0800 61 1997
PRIMEIRO PRINCÍPIO: TODO CIDADÃO TEM DIREITO
A SER ATENDIDO COM ORDEM E ORGANIZAÇÃO.
Quem estiver em estado grave e/ou maior sofrimento
precisa ser atendido primeiro.
A SER ATENDIDO COM ORDEM E ORGANIZAÇÃO.
Quem estiver em estado grave e/ou maior sofrimento
precisa ser atendido primeiro.
É garantido a todos o fácil acesso aos postos de saúde,
especialmente para portadores de deficiência, gestantes e idosos.
Os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde
devem ter os nomes bem visíveis no crachá para
que você possa saber identificá-los.
se empenhar para que os direitos do cidadão sejam respeitados.
especialmente para portadores de deficiência, gestantes e idosos.
SEGUNDO PRINCÍPIO: TODO CIDADÃO TEM DIREITO
A TER UM ATENDIMENTO COM QUALIDADE.
Você tem o direito de receber informações claras sobre o seu
estado de saúde. Seus parentes também têm o direito de receber
informações sobre seu estado.
A TER UM ATENDIMENTO COM QUALIDADE.
Você tem o direito de receber informações claras sobre o seu
estado de saúde. Seus parentes também têm o direito de receber
informações sobre seu estado.
anestesia e a remédios para aliviar a dor e o sofrimento quando for preciso.
TERCEIRO PRINCÍPIO: TODO CIDADÃO TEM DIREITO A UM
TRATAMENTO HUMANIZADO E SEM NENHUMA DISCRIMINAÇÃO.
Você tem direito a um atendimento sem nenhum preconceito de
raça, cor, idade, orientação sexual, estado de saúde ou nível social
TRATAMENTO HUMANIZADO E SEM NENHUMA DISCRIMINAÇÃO.
Você tem direito a um atendimento sem nenhum preconceito de
raça, cor, idade, orientação sexual, estado de saúde ou nível social
Os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde
devem ter os nomes bem visíveis no crachá para
que você possa saber identificá-los.
Quem está cuidando de você deve respeitar seu corpo,
sua intimidade, sua cultura e religião, seus segredos,
suas emoções e sua segurança.
sua intimidade, sua cultura e religião, seus segredos,
suas emoções e sua segurança.
QUARTO PRINCÍPIO: TODO CIDADÃO DEVE TER
RESPEITADOS OS SEUS DIREITOS DE PACIENTE.
RESPEITADOS OS SEUS DIREITOS DE PACIENTE.
Você tem direito a pedir para ver seu prontuário sempre que quiser.
Tem também a liberdade de permitir ou recusar qualquer
procedimento médico, assumindo a responsabilidade por isso. E não pode ser submetido a nenhum exame sem saber.
procedimento médico, assumindo a responsabilidade por isso. E não pode ser submetido a nenhum exame sem saber.
O SUS possui espaços de escuta e participação para receber suas sugestões e críticas, como as Ouvidorias e os Conselhos Gestores e de Saúde.
Você nunca deve mentir ou dar informações
erradas sobre seu estado de saúde.
erradas sobre seu estado de saúde.
os profissionais de saúde.
E ter disponíveis documentos
SEXTO PRINCÍPIO: TODOS DEVEM CUMPRIR O QUE DIZ
A CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
Os representantes do governo federal, estadual e municipal devem
se empenhar para que os direitos do cidadão sejam respeitados.
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