sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dia 12 de Outubro





A fé! Esse é o motor que faz mover centenas de milhares de pessoas a acreditar e sonhar com um dia melhor. È o caso de Rosângela do Nascimento. Dona de casa, casada e mãe de 3 filhos. Uma vida comum e rotineira como de outras tantas Rosângelas. Ate que um exame de rotina descobre um câncer no intestino e o desenganar dos médicos. Devota de Nossa Senhora de Aparecida, Rosangela agarrou com toda fé de seu coração e depositou nas mãos da santa sua única chance de sobreviver ao inesperado. Orações e novenas se tornaram rotina em sua vida desde então. Após meses de tratamento e o acreditar em milagres, Rosängela foi agraciada com a cura completa do câncer.

Histórias como essa que você acabou de ler move milhares de pessoas todos os anos a basílica de Nossa Senhora em Aparecidas do Norte, a 170 km da capital paulista. Milhares de Josés, Marias, Antônios e tantas outras de nomes desconhecidos tem um único sentimento. Fé. Dia 12 de Outubro é mais um dia onde os fiéis e suas romarias reverenciar a santa. Tanto para agradecer como para pedir novos milagres.

Os pedidos são os mais diversos e vão desde um emprego ate mesmo sair da cadeira de rodas e voltar andar com as próprias pernas. Pedidos que começaram em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pelo Santuário, pede ao feitor permissão para rezar à Nossa Senhora Aparecida. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha e reza contrito. As correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.
A partir desse momento, Nossa Senhora teve lugar nos corações de todo o povo brasileiro e a partir 1741 foi iniciada a primeira capela e inaugurada a 26 de julho de 1745. Já a segunda, também conhecida por "Basílica Nova", começou a ser construída em 11 de novembro de 1955 e foi inaugurada em 4 de julho de 1980 quando João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. Em outra de suas visitas, passando por Aparecida, abençoou o Santuário e, em 1984, a CNBB elevou a Nova Basílica a Santuário Nacional.
A Basílica Nacional de Aparecida tem capacidade de abrigar 75 mil pessoas e possui a forma de uma Cruz Grega (de braços iguais) com naves que possuem uma altura de 40 metros. A cúpula mede 70 metros de altura e 78 metros de diâmetro, sendo que sua torre mede 100 metros de altura. Possui área construída total de 23 mil metros quadrados (sendo cobertos 18 mil) e tem capacidade para 45.000 fiéis dentro da basílica e quatro mil ônibus e seis mil carros nos 272 mil metros quadrados de estacionamento. Localizada no centro da cidade, tendo como acesso a "Passarela da Fé", que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas por romeiros e pagadores de promessas. Basta olhar nos olhos dessas pessoas de joelhos, pagando suas Bênçãos alcançadas, que você entende o poder do Santuário.
A canção Romaria escrita por Renato Teixeira e interpretada por Elis Regina reforça uma verdade. Nossa Senhora de Aparecida enxerga o coração de quem a procura.
"Me disseram, porém
Que eu viesse aqui
Prá pedir deRomaria e prece
Paz nos desaventos
Como eu não sei rezar
Só queria mostrarMeu olhar, meu olhar
Meu olhar"

Nenhum comentário: