sábado, 27 de setembro de 2008

As palavras podem salvar nosso rio?

Logotipo do projeto. Foto de Cibele Sugano


Atualmente, falar em nascente, revitalização, paisagismo e até turismo no Tietê, parece normal. O rio que até algum tempo atrás só era lembrado pelos paulistanos pelo cheiro desagradável e pelas inundações, ganhou nova imagem desde 1990 quando uma equipe da rádio Eldorado resolveu aproximar a população de São Paulo do rio e pegá-la pelo lado emocional.

O assunto veio à baila em uma conversa informal com algumas pessoas da BBC de Londres. A questão era: se o rio Tâmisa pode ser revitalizado, por que Tietê não seria?

Surgiu, então, a idéia de fazer uma série de reportagens sobre o rio, desde a sua nascente em Salesópolis, interior de São Paulo, onde aliás há uma placa indicativa hoje. Neuza Serra, então produtora do programa jornalístico, descolou um barquinho, barqueiro e repórter para percorrerem a nascente e recolherem as histórias da população ribeirinha até a foz, passando pela região metropolitana de São Paulo, cidades turísticas como Barra Bonita e desaguando em Itapura, cidade que limita o estado de São Paulo com o Mato Grosso do Sul.


Neuza Serra no 4ºComunique-se Cases contando a história do Projeto.
26/09/08 Foto de Cibele Sugano




O programa foi um sucesso! No primeiro dia as entradas foram ao vivo junto com a BBC, eles com especialistas da área, e a Eldorado com as histórias da população que vive em torno do Tietê. Os repórteres eram animados e uma música foi composta só para o programa. A série de reportagens foi ganhando audiência e adesão da população para a causa do rio. Como resultado, a equipe resolveu ir além do programa: lançaram o Projeto Tietê, visando a salvação do famigerado rio!

AGENTES POLUIDORES

Até aí, ninguém sabia como o rio era poluído, quem estava jogando os detritos lá. Foi então que, com o auxílio da Cetesb, a rádio teve acesso ao ranking das 10 maiores empresas poluidoras. Tudo foi tratado com muita ética, sem fazer alarde, antes de ouvir os dois lados. A equipe do programa procurou as empresas, que se assustaram ao saberem dos dados. Elas mesmas dedicaram-se a projetos de despoluição. Hoje, todas têm tratamento do lixo industrial.

NOVELA, JORNAIS E ... MAURÍCIO DE SOUZA?

A estréia do programa desencadeou-se uma série de reações: chuva de telefonemas na rádio, declaração de técnicos da Cetesb de que havia 0% de oxigênio no rio, depoimentos de pessoas famosas não só sobre o Tietê, mas se oferecendo para fazer campanhas e shows gratuitos a fim de salvá-lo... isso para não falar de que, algumas semanas antes, um jacaré havia sido encontrado naquelas águas... o que chamou ainda mais a atenção da população que convivia e era indiferente ao rio.

A série de reportagens durou semanas, mas a campanha emplacou. De repente, a rádio se tornou agência de notícias sobre o Tietê e pautava as outras mídias. Histórias de ouvintes que tiveram ligação com o rio começaram a aparecer, como os eventos de natação que havia lá...

Coincidentemente era época da novela Pantanal na TV Manchete. Até o autor, Benedito Ruy Barbosa ligou para a rádio dizendo que faria um texto sobre o Tietê, que saiu na voz do ator Paulo Gorgulho, na novela. Houve eventos no Ibirapuera com adesão de artistas e in loco da população. Maurício de Souza fez histórias em quadrinhos específicos: o personagem Cascão se comprometia a tomar banho no rio quando estivesse despoluído. Coberturas de jornais internacionais... Houve campanhas e concursos sobre este tema nas escolas da grande São Paulo...

A imagem da rádio Eldorado ficou atrelada ao meio ambiente. Fizeram um abaixo assinado com 1 milhão de assinaturas pedindo a despoluição do Tietê...

HOJE...

Até que a campanha cresceu tanto que a rádio resolver entregá-la para a SOS Mata Atlântica que organizou o Núcleo Pró-Tietê. Na verdade, esse trabalho todo de conscientização começou em 1990, mas o Tietê, como todos sabemos, está longe de ser um rio de águas cristalinas. Há muitas dificuldades burocráticas e um complexo sistema que não cabe aqui explicar. Mas, se hoje há alguma noção de que existe um rio dentro da cidade de São Paulo, que vidas dependem dele (sim, há peixes no Tietê antes de sua entrada na grande São Paulo), preocupação empresarial com o meio ambiente e consciência ecológica dos paulistanos, essa idéia surgiu da campanha Projeto Tietê.











Garrafas pets gigantes nas margens do Tietê.
Maio/08 (foto de Cibele Sugano).

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