sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O virado de ervilha de Atibaia leva paulistas à Pasárgada

De tempos em tempos, viajo para minha “Pasárgada”...”Lá sou amigo do rei”...ops... na verdade, estou me referindo ao meu paraíso chamado de ... Atibaia. O trajeto de São Paulo para lá é bem rápido, eu gasto em torno de uma hora para chegar ao município, que possui uma linda paisagem e fica na região serrana. Minhas viagens para lá são rápidas, quase não tenho tempo para explorar seus encantos turísticos como a Pedra Grande, localizada na parte mais alta e um dos pontos turísticos, para onde as pessoas, principalmente os jovens, costumam fazer trilhas e desfrutar de outras aventuras. A cidade de fato se tornou uma grande referência para mim.
No mês de setembro de 2008, tive um contato efetivo com a cultura paulista, em especial, a de Atibaia - objeto de minha paixão - por meio do “Revelando São Paulo”, em seu 12º ano consecutivo, no Parque da Água Branca, na cidade de São Paulo.
O evento, que conta com a participação de quase todos os municípios do estado, oferece aos visitantes espetáculos de danças, shows, congadas, exposição e venda de artesanatos e culinária típica. A divulgação da cultura, do folclore e do turismo vem movimentar a economia estadual, visto que viabiliza, dentre outros aspectos, a venda de produtos artesanais e da culinária. Tornou-se um portal inclusive para o desenvolvimento do turismo, resultando na expansão da economia do estado.
No Revelando São Paulo, depois de conhecer a cultura de cidades paulistas como Bragança, Piracaia, Nuporanga e outras, não poderia deixar de lado minha querida Atibaia. Fui à barraca de culinária da cidade, ocasião em que conversei com o Sr. Carlos Bueno, representante da Secretaria Municipal de Cultura, que participa há 12 anos no Revelando São Paulo. Há cem anos atrás, no local, já se cultivava em forma de grande plantação a ervilha, o que ocasionou a criação do virado de ervilha como prato tradional. Houve a criação de outros virados como o de feijão e o de banana, acompanhados do arroz, da lingüiça e da salada. Mas o prato mais tradicional mesmo é o virado de ervilha. Como inovação para este ano, foi apresentado o virado vegetariano de ervilha devido à grande incidência de pessoas que estão se tornando adeptas desse tipo de comida. O prato estava sendo comercializado a R$ 6,00.
Perguntei a ele sobre o cultivo do morango na cidade. Ele falou que muitas pessoas ao comparecerem à barraca de culinária, fizeram a procura por pratos feitos à base da fruta, demanda não atendida pelo fato do evento divulgar uma cultura de tradição. O morango tem apenas 30 anos de cultivo, por mais que a imagem da cidade esteja associada ao morango, o tradicional mesmo lá é a ervilha, uma cultura centenária. Anualmente, a cidade promove o festival do morango e também o do pêssego.
Em Atibaia há a apresentação das Congadas, representadas por cinco grupos folclóricos, diferenciados por cores para identificar o bairro ou a fazenda de origem. Diversas manifestações folclóricas ocorrem durante o período de aniversário da cidade (24 de junho): entre os dias 15 e 25 do mês ocorre a Reza de São Gonçalo e a Folia de Bonecões, enquanto que no ciclo natalino, de 25 de dezembro a seis de janeiro, temos a Festa da Congada e a Folia de Reis.
Espero, no próximo ano, conhecer outros municípios com suas culturas e nuances no Festival de Cultura Tradicional de São Paulo, além de expandir meu círculo de amizades, para assim aprender um pouco mais e compartilhar das diversas culturas das cidades paulistas.

Nenhum comentário: