quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Awa ensina a cultura indígena

Na noite do dia 19 de setembro, ao som da Orquestra de Violeiros Estrela de Ouro de Caraguatatuba, pude conhecer no parque da Água Branca na Barra Funda, mais uma edição do Revelando São Paulo.




Andando pelo parque avistei algumas barracas em meio às árvores, e fui conferir o que estava sendo exposto. Eram tribos indígenas que também estavam no Festival de Cultura Tradicional de São Paulo para mostrar um pouco de sua expressão cultural com seu artesanato. Ao me aproximar pude ouvir um indígena, devidamente caracterizado com o seu cocar de penas azuis, explicando sobre a presença dos grupos indígenas no evento. Eram mais de 100 pessoas das mais diversas nações, como Xavante, Kariri, Pataxó, Pankararé, Guarani, etc.
Awa Kuaray Wera, 38, da nação Tupi-Guarani, nos mostrou como eles utilizavam a zarabatana para caça e o que era um baraka, instrumento utilizado na dança.
Fiquei impressionada com a desenvoltura desse índio ilustre e quando falei que gostaria de fazer algumas perguntas fui surpreendida novamente. Awa, que fala muito bem a nossa língua, faz parte de um grupo de trabalho que reivindica melhorias para os cerca de 500 indígenas que vivem em na região de Guarulhos, por coincidência, município onde eu moro.
Awa Kuaray me sugere então, que eu envie um email para ele e assim ele possa me passar mais informações sobre o movimento no município de Guarulhos. Fiquei sem palavras, um índio me pedindo meu bloco de anotações para anotar o seu email e telefone para contato.
"Percebo que hoje os índios que moram em Guarulhos estão vendo que o movimento indígena está crescendo, temos as tribos Pankararu, Açu Cocal, Xucuru, Wassu Cocal, Pankararé, Tupi Guarani, Guajajara e Xavante. Não existe mais o índio que vive na mata caçando, a nossa renda vem do artesanato que nós produzimos ou daqueles que acabam procurando emprego nas empresas. E isso faz com que o índio vá deixando de lado a sua cultura. Por isso é importante a realização dessas ações para que a cultura do índio possa permanecer viva", disse Awa Kuaray Wera. Awa Kuaray Wera viaja por todo o estado de São Paulo para difundir a cultura e procurar soluções aos problemas enfrentados pelos índios paulistas.
São Paulo tem mesmo suas particularidades, fui surpreendida por várias vezes em uma única noite de Cultura Tradicional de São Paulo, com revelações de um estado gigantesco que abriga as mais diferentes culturas. Mesmo com o passar do tempo e com o avanço de novas tecnologias, essa cultura têm resistido, passando de geração a geração.
Como imaginar que nos dias atuais índios se utilizam, das mais diversas tecnologias oferecidas à sociedade como email e celular para difundir e propagar a cultura tradicional e os direitos como cidadãos?

Nenhum comentário: