quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Campos do Jordão dentro do Parque da Agua Branca

Do dia 08 até 16 de setembro aconteceu no Parque da Água Branca, na capital Paulista, o Festival de cultura paulista tradicional “Revelando São Paulo”. O evento reuniu mais de 400 municípios do Estado de São Paulo, dentre eles, mais de 200 barracas de artesanato, culinária e apresentações de danças, musicas e festas típicas de cada local. Falamos com Luiz Antonio, um artesão de Campos do Jordão que participa do evento há oito anos e diz que nestas datas costuma vender bem. Os trabalhos dele têm como matéria prima a madeira e os valores vão de R$ 10,00 á R$ 2.000,00.
Formado em Literatura Brasileira, Luiz Antonio já trabalha com projetos em madeira há 20 anos e gosta muito. Podemos ver em seus olhos a satisfação de alguém que faz o que realmente lhe da prazer. Ele comenta que a madeira utilizada é reciclada e que um dos motivos que faz com que ele goste tanto de seu trabalho, é saber que preserva raízes, ou seja, a cultura tradicional do lugar.
Seus trabalhos vão de vasos para flores até poltronas para se sentar e mesas para jantar. Como percebemos que o design dos trabalhos é diferente do que a maioria das pessoas tem em casa, perguntamos se a havia grande procura dos produtos e reconhecimento, afinal é um trabalho difícil. Ele nos respondeu que sim, mas que o seu público alvo é a classe média.

Nenhum comentário: