Que São Paulo tem uma concentração de imigrantes enorme, uma das maiores do mundo, todos sabem, mas quem fez essa história é o que instiga; de onde vem toda essa potência em nossa cultura e tanta variedade de costumes, ritmos, comidas e toda a sua forma de ser.
A Resposta para a pergunta de quem São Paulo obteve toda essa cultura, é o "Mundo". No início da imigração, mais de 60 países vieram para São Paulo fazerem suas vidas aqui, hoje, estima-se que São Paulo seja a terceira maior cidade italiana do mundo, a maior cidade japonesa fora do Japão, a terceira maior cidade libanesa fora do Líbano, a maior cidade portuguesa fora de Portugal e a maior cidade espanhola fora da Espanha. A partir 1887, passaram pelo complexo da Hospedaria do Imigrante, em São Paulo, perto de 3 milhões de pessoas.
A partir de 1930 a Hospedaria passa a atender também ao movimento migratório interno. Trabalhadores vindos de outros Estados do Brasil são recebidos e atendidos. Esse complexo hoje em dia abriga o museu da imigração que reconstitui a jornada dos imigrantes e uma homenagem à quem também ajudou a construir São Paulo. Em 1901 o Estado contava com cerca de 50 mil industriários. Menos de 10% eram brasileiros. A maioria absoluta era de italianos, seguidos de portugueses, espanhóis, alemães e poloneses, entre outros. Cada imigrante tinha um bom motivo para se aventurar nessa, então, terra desconhecida, mas cheia de esperança.
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
São Paulo sem dúvida é diversidade em todos os sentidos!
Além dos imigrantes, os migrantes também tiveram sua participação no processo de construção do imaginário paulista!
Adorei o texto!
e saudades da minha terrinha!
Postar um comentário