sexta-feira, 31 de outubro de 2008

mostra de cinema - visita aos bairros de São Paulo

O Centro Cultural São Paulo, na Vergueiro, no período de 31/10 a 09/11, em mostra de cinema, vai dar uma visão panorâmica da cidade por meio de filmes que contam a história de vinte e seis bairros paulistanos. A entrada é franca. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. Abaixo, segue a relação de alguns filmes e respectivas sinopses:
. JABAQUARA - TERRA DOS CONTRASTES - O documentário mostra como a chegada do metrô transformou o local em um centro urbano de contrastes.
. PARTIDO MOOCA - o bairro mais antigo de São Paulo tornou-se palco da primeira greve de trabalhadores no Brasil.
. CAPELA DO SOCORRO - O BALNEÁRIO PAULISTA – a história contada a partir da construção da represa de Guarapiranga.
. CAPÃO REDONDO - SINTONIA DA QUEBRADA – O documentário vai abordar temas sobre direitos humanos, ditadura militar, mutirão de moradia, quilombos, hip hop e cordel.
.NA TRILHA DE SÃO MIGUEL – A história, sob um olhar poético, de três crianças que buscam conhecer o tradicional bairro em que vivem.
. HISTÓRIA DA PEDRA PEQUENA – o bairro Itaim Paulista, após os anos 1970, passa por um processo de reorganização popular.
.VILA MATILDE - ZONA LESTE SOMOS NÓS - o cineasta, com uma abordagem sentimental, relata a experiência de vida de parentes e amigos na comunidade.
.UMA CIDADE CHAMADA TIRADENTES – a partir de 1970, o governo adquire terras rurais, da Fazenda Santa Etelvina, para construir casas populares.
. BRÁS, SOTAQUES E DESMEMORIAS - história desenvolvida a partir do ponto de vista dos moradores do bairro.
.VILA PRUDENTE - fundada por italianos, habitada também por imigrantes do Leste europeu, o filme mostra o início industrial no bairro e a decadência das últimas décadas.
. LIBERDADE – Os japoneses, coreanos e chineses integram a cultura oriental no bairro, em chegaram para construir ou reconstruir suas vidas. . O BOM RETIRO É O MUNDO - o bairro, abrigo para estrangeiros, tornou-se um pólo econômico, na produção de artigos de vestuários.
. CAMPOS ELÍSEOS – o filme recupera a história do bairro decadente, mas que já teve um período áureo.
. A CIDADE QUE NASCE NA LUZ - O bairro torna-se um point para jovens da periferia.

. HIGIENÓPOLIS - UM RECORTE DO MUNDO - o bairro residencial resulta de um projeto urbanístico e paisagístico como composição da cidade de São Paulo.
. PERUS, O BAIRRO QUE CONSTRUIU O BRASIL - O bairro, protegido pela Mata Atlântica, tem clima de interior.
. DISTRITO BRASILÂNDIA E SUAS HISTÓRIAS -A Vila Brasilândia passou a ser distrito em 1964. Com 247 mil habitantes, o distrito não possui banco nem hospital.. TERMINAL PIRITUBA – alunos para contar a história da região, passam a freqüentar bibliotecas. Eles também fazem parte da história.


Os outros documentários são:
. FREGUESIA DO Ó, CENAS DE UM BAIRRO, HISTÓRIAS DE UMA CIDADE
. FELICIDADE EM CONSTRUÇÃO
. MEMÓRIAS DE UM BAIRRO - JARDIM SÃO PAULO
. MARIA E GUILHERME, HISTÓRIAS DE DUAS VIDAS
. PERDIZES, AS GLÓRIAS DA VÁRZEA
. BARRA FUNDA PEDE PASSAGEM

. VILA MADALENA, UMA HISTÓRIA E SEUS ATORES
.PACAEMBU, TERRAS ALAGADAS
Para conferir a programação completa, acesse:

http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_cinema.asp

Nenhum comentário: