quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A Revelação da Memória nas mãos de Otávio Bispo de Sousa

A 12ª edição do Revelando São Paulo em 2008 no Parque da Água Branca foi marcada com a presença de diversos artistas da cultura tradicional paulista.

As exposições duraram mais de uma semana e atraiu muitas crianças, jovens, idosos e inclusive, estudantes. Foi uma oportunidade de conhecer a cultura de cada cidade. Os sotaques, culinária, artesanato, pintura e outros.

No dia 19 de setembro o escultor Otávio Bispo de Sousa, 53 anos, de Salesópolis, falou um pouco sobre a sua experiência com esculturas de animais.

O escultor nunca teve a oportunidade de ir à escola. Nasceu e cresceu na Zona Rural e viu o primeiro carro aos 16 anos. Trabalhou por vários anos como lenhador. Suas primeiras esculturas não obteve muito sucesso, porém, entre tentativas e erros, a prática atingiu a perfeição. Hoje, suas esculturas são uma grande atração na Alemanha, México, Austrália e em muitos outros lugares.

Otávio se sente satisfeito em ser reconhecido até mesmo pelas emissoras de tv comercial, mas lamenta a falta de um retorno financeiro. Ele não deixa de produzir a sua arte simplesmente porque faz o que gosta. A ciatividade e dedicação é o que justifica seu talento.

Como Otávio, há outros artistas revelados no Festival de Cultura Tradicional. O Revelando São Paulo revela não só a cultura, mas também a memória dos mais velhos que ainda tem muito o que ensinar aos mais jovens.

Nenhum comentário: