sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Entrevista Ivo Herzog durante entrega do prêmio Vladimir Herzog

Foto de Wagner Luis Solà. Ivo Herzog durante entrega do prêmio Vladimir Herzog


1) Ivo qual a importância deste prêmio para a memória do Vlado?

É sempre relembrar o trabalho que ele fez, a preocupação que ele tinha, a questão com a ética, questão com a preocupação com as outras pessoas com a dignidade, direito a liberdade de expressão das pessoas.

2) 33 anos depois do assassinato do Vladimir você acha que essa nova geração de jornalistas que se formam nas universidades, eles compreendem aquilo que aconteceu naquela época, aquilo que seu pai viveu?

Eu acho que eles compreendem só, que acho que tem um sistema de massificação de mídia e que às vezes força uma pauta editorial que não é naquela direção, foi um ponto que tentei colocar hoje, muito jornalismo comercial que vai muito pouco fundo nas questões que são tocadas e ficam só preocupado com o sensacionalismo, em mostrar tragédias em criar um Big Brother jornalístico mas do que fazer uma matéria com responsabilidade trabalho investigativo.

3) Muitos paises da América do Sul já puniram ou estão punindo os ditadores e torturadores de seu regime militar, como é que você vê o Brasil que até hoje parece que faz vista grossa para tudo isso ?

A gente não gosta de saber que tem pessoas que foram criminosos e ainda estão ai vivendo em cima da máquina do Estado, usando os impostos que agente pagou. Eu não acho que isso seja uma questão prioritária eu nunca me preocupei. Eu prefiro olhar pra frente do que olhar pra traz.

4) Foi aceita uma ação contra o Cel. Carlos Alberto Ustra da família teles, ele que foi o comandante do DOI-CODI, a família Herzog já deve ter entrado em várias ocasiões contra o Estado??

Tem uma ação sendo movida pela Procuradoria Geral da República, vai demorar uns 10, 15, 20 anos pra ser julgada, que é mais uma questão de ser uma referência para outras ações, do que eu falei uma prioridade, a grande ação que a família moveu foi promulgada a sentença a mais de 20 anos atrás que era uma questão de mostrar que a União foi responsável pela morte de meu pai. Não era nada indenizatório, nada disso, era só uma questão de responsabilidade e esse processo já se concluiu há bastante tempo.

5) Estou aqui com o neto do Vladimir Herzog, filho do Ivo Herzog, qual o seu nome?

Lucas.

6) Lucas como você vê toda essa homenagem feita para seu avô com os 30 anos do prêmio Vladimir Herzog?

Eu acho muito legal sempre venho. Gosto de entregar os prêmios tem o negócio de respeito da família, eu acho legal.




Postado por Antônia Cristína Romano com login de Wagner Luis Solà.

Nenhum comentário: