sexta-feira, 5 de junho de 2009

1º de Maio - CUT, Kassab e manifestações


O Dia do Trabalhador é para o trabalhador

Lutando por um ideal

A tradicional manifestação do 1º de Maio realizada pela Central Única dos Trabalhadores neste ano transformou-se em eventos, realizados na Cidade Dutra, Zona Sul, e no Itaim Paulista, Zona Leste da capital. Os principias temas abordados foram os problemas econômicos ,as demissões e o desemprego.

O evento contou com a presença de líderes sindicais e políticos. O presidente da CUT-SP, Sebastião Cardozo explicou que numa situação de crise, como a atual, é necessário valorizar as conquistas de outras lutas. “A crise chegou e as empresas, para não demitir, querem reduzir a jornada de trabalho e os salários. Se nós acatarmos estas medidas estaremos regredindo, recusando tudo pelo que a gente lutou nestes 6 anos”.

O Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab também esteve presente e disse que é possivel induzir a criação de novas vagas, mas que a principal intenção da prefeitura ainda é capacitar a mão-de-obra existente, para preencher as vagas disponíveis. Ainda no palco, passaram sindicalistas e políticos, como o Presidente do Sindicato dos Bancários, Luiz Claudio Marcolino, o Senador Eduardo Suplicy, Ricardo Berzoini, atual presidente do Partido dos trabalhadores, entre outros.

Reflexão política da crise

O Presidente da CUT-SP, Tião afirma que é preciso cuidado para não regredir e perder as conquistas dos anos passados. Com a crise, as empresas podem não demitir, mas tirar os direitos que foram conseguidos com tanta luta. Segundo Tião, “o maior prejudicado é o mercado de exportação, com muita riqueza para pouco dinheiro em circulação”.

Já para o prefeito Gilberto Kassab, a intenção é dinamizar os atendimentos, com o aumento das CATs () , para que todos consigam vagas. “A prefeitura poderá induzir a criação de novas vagas, mas a intenção é capacitar mão-de-obra para ocupar os cargos existentes”.

O Presidente do sindicato dos bancários, Luiz Cláudio Marcolino se mostrou a favor de o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) abaixar os jutos para aumentar os créditos cedidos a pequenas e médias empresas, amenizando os impactos da crise. Enfatizou também o cuidado necessário com as fusões delicadas entre grandes bancos.

Luiz Santos Souza, Secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio reivindica a criação de uma lei que proíba qualquer abertura do setor comercial em todo o Brasil, com o argumento de que “ o faturamento das empresas não sofreria com esta medida”. Segundo Souza, isso não afetaria o consumo e criaria o hábito do consumo em outros dias da semana, mesmo com a situação de crise.

Descontração - " A diversão a serviço do trabalhador"

A comemoração do 1º de Maio na Zona Sul também contou com diversas atrações, números musicais, apresentações circenses e científicas. A leva musical que mais agitou o público ficou por conta de Samprazer, Francis Lopes e do Teatro Mágico, o último grupo a subir ao palco. Já o encanto para a maioria das crianças foi proporcionado pelas atrações circenses, malabaris e oficinas oferecidas na tenda construída no centro do evento.

A criançada também tinha como opção o ‘Ciência em Show’ que usa experiências com conceitos da física e química para ensinar e divertir. Felipe, de 12 anos afirma, empolgado: “Vim para fazer a oficina de tecido e entrevistar o Teatro Mágico”, fã do grupo, faz aulas de circo há mais de um ano. Ricardo de Jesus, que veio com a família, estava com o rosto pintado e também já tinha cortado o cabelo.

Já para o público em geral foram construídas tendas com serviços úteis para todas as idades, desde a emissão de documentos, como RG e Carteira de trabalho, até os serviços voltados para a saúde dos cidadãos, como medição da pressão arterial e exames ginecológicos. A parte informativa e conscientizadora foi representada nas tendas explicativas sobre a Aids e da Pastoral da Criança, que distribuiu a colher medidora para a dosagem no soro caseiro, indispensável para o tratamento de crianças abaixo do peso. Com uma abordagem mais ampla, a tenda Teruya Cabeleireiros oferecia cortes gratuitos, e no Escovódromo as crianças aprenderam como a higiene bucal é importante.

População aproveita feriado para se divertir

O público aprovou os atendimentos prestados e a escolha da localização. Margarida Moraes (76) e José Oswaldo (77) moram na região e elogiaram o atendimento nas tendas. Albertina Rosa Alves (87), aproveitou para tirar RG dos netos Sérgio e Mariana, “Tiramos o dia para nos divertir um pouco”. Ivonete Ferreira, de 42 anos levou os filhos Anderson e Alexandre para cortarem os cabelos. Também queria passar na tenda da Saúde da mulher e no oftalmologista, “Espero o ano inteiro por esta oportunidade. São muitos os benefícios em um só lugar”.

Nenhum comentário: