sexta-feira, 5 de junho de 2009

1º de Maio - Centrais Sindicais lotam Avenida São João

Centrais Sindicais unem-se para as manifestações do 1° de Maio.

A CTB, a NCST e a UGT fizeram suas manifestações deste primeiro de maio unidas, na Avenida São João. Além dos discursos e apresentação de propostas sindicais, a festa contou com muitos artistas que embalaram o dia de aproximadamente 200 mil pessoas.

As três centrais foram as únicas que decidiram pela união, outros sindicatos fizeram suas manifestações em lugares distintos, o que sugeriu que a festa tornaria-se uma grande disputa eleitoral. O diretor estadual da Central dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil (CTB), Flávio Godoy, diz que a união é de grande importância para a defesa dos ideais dos trabalhadores e que a luta é mundial: “O papel das centrais é a defesa dos direitos do trabalhador. A luta unificada é fundamental. Muita gente já morreu lutando para conseguir o que temos hoje, e é preciso mais. A exclusão social ainda é muito forte, por isso defendemos o socialismo.”

Redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais foi a principal proposta apresentada pelas centrais e foi repetida diversas vezes, outras expressões de ordem como “lutamos por dias melhores” e “os trabalhadores não pagarão pela crise” também foram ouvidas durante todo o dia, porém pareciam não surtir grandes efeitos já que todos estavam entretidos com as apresentações dos famosos.

A concentração das militâncias aconteceu em frente ao palco, mas era possível encontrar uma ou outra pessoa envolvida com a causa em meio a multidão dispersa. Foi o caso do militante e associado à CTB Paulo Gady, motorista de 46 anos, que preferiu ficar em um espaço mais reservado com sua esposa, foi questionado se era necessário à realização de show com artistas famosos, em um dia que a prioridade teria que ser a reivindicação dos direitos trabalhistas, Paulo comentou que a única forma de atrair um grande contingente era realizando shows com diversos artistas, e disse também que se de cada cem pessoas uma compreender a proposta das Centrais, o evento foi valido.

Além dos presidentes da Centrais, autoridades da políticas estiveram presentes fortalecendo o dia 1º de Maio unificado, entre eles estavam o Ministro do Trabalhos Carlos Lupi, os deputados federais Ciro Gomes (PSB-CE) e Aldo Rebelo (PC do B-SP) além do Prefeito Gilberto Kassab.


Equipe de reportagem:

Camila Santana
Carolina Faria

Cayan Gomes

Hudson Diniz

Kelly Máximo

Luiz Henrique Valente

Márcia Duarte

Sérgio Gomes

Thamirys Zeviani

Thayná Scafuro

Nenhum comentário: